Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia
Últimas Notícias Do

Caonze

Caonze é um bairro predominantemente residencial, com uma taxa de endereços residenciais da ordem de 93,35%.

Há relatos, muitos provenientes da tradição oral, acerca da existência de um antigo quilombo na região onde atualmente localiza-se o Caonze. Há também a existência da “Pedra do Quilombo”.

O nome “Quanza” aparece formalmente pela primeira vez no testamento de Luiz Manoel da Cunha, em 1799, sendo uma referência ao Kwanza (Kuanza ou Cuanza), como era chamado pelos negros, numa referência ao maior rio de Angola. O local era situado próximo à Maxambomba, que posteriormente seria chamada Nova Iguaçu. Com o tempo, o Kwanza foi gradativamente se transformando em Caonze pela transformação da língua.

Em 1940, foi fundado o Lar de Jesus no bairro, pelo Professor Leopoldo, proprietário do tradicional Colégio Leopoldo, situado no Centro. Atualmente, o Caonze é conhecido como “bairro nobre de Nova Iguaçu” por causa dos belos prédios que se tem ali por perto. As luxuosas casas daquela região fazem parte do bairro Caonze, como muitos acham, e até moradores de lá se identificam.

É comum a identificação do Caonze como tudo que for do lado sul da linha do trem, porém o Caonze só se estende da passarela do Leopoldo (Rua vereador Helcio Chambarelli) até a fronteira com Mesquita.

Os principais pontos de referencia do bairro são os grandes prédios Azul e Amarelo (D. Pedro I e II), a praça central, a antiga Secretaria de Saúde e a caixa d’água que servia para abastecer a cidade.

Delimitação

Começa no encontro do prolongamento da Rua Lopes Trovão com o Ramal Ferroviário de Passageiros da Supervia. O limite segue pelo eixo deste ramal até a Divisa municipal com o Município de Mesquita – Lei n.º 3253, de 25 de setembro de 1999, segue por esta divisa até a Cota Altimétrica de 100 (cem) metros, segue por esta cota altimétrica até o prolongamento da Rua Lopes Trovão, segue por esta e por seu prolongamento (excluída) até o ponto inicial desta descrição.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais