Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia
Últimas Notícias Do

Ambaí

O Ambaí faz parte da segunda Unidade Regional de Governo (URG), sendo mais um dos bairros considerados mais residenciais com forte apelo rural.

História

As primeiras povoações na região do Ambaí estão ligadas diretamente à Antiga Estação Ambahy da Estrada de Ferro Central do Brasil, Linha Auxiliar. Esta linha liga o bairro carioca da Pavuna a Japeri, sendo este ramal utilizado à época para o transporte de passageiros (E. F. Melhoramentos). Havia um entroncamento, ligando a Linha Auxiliar à E. F. Rio d’Ouro (hoje extinta) e a E. F. Leopoldina (atualmente Ramal Saracuruna da Supervia). Com o passar do tempo, surgiu um pequeno povoado nas imediações desse entroncamento e da estação, às margens do Rio das Velhas.

Com a implantação da Estrada do Ambaí, hoje Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, o então rural bairro do Ambaí passava a ter uma ligação viária com o Centro de Nova Iguaçu, bem como ao próspero Retiro (hoje Miguel Couto). O bairro foi crescendo ao longo dos anos, e acompanhando o crescimento acelerado do seu bairro-metrópole, Miguel Couto.

Até meados da década de 1990 o Ambaí era um local muito procurado, pois tinha na tranquilidade e boa localização seus principais atributos. Mas administrações recentes trataram com descaso o simpático bairro, deixando a população carente de recursos básicos, como saneamento básico, saúde e educação.

O Decreto 6.083, de 12 de janeiro de 1999, dividiu o Ambaí em dois: o Ambaí, que fica a oeste da Estrada de Ferro e na URG Posse e o Parque Ambaí, a leste da Estrada de Ferro e na URG Miguel Couto.

Delimitações

Começa no cruzamento da alameda Paulo Afonso com a via férrea do Ramal Auxiliar da RFFSA. O limite segue pela via férrea do Ramal Auxiliar da RFFSA, Rua Zulmira, Rua Piracanjuba, Rua Anhandeí, Rua Humberto Baroni, Rua Apeacaba, até encontrar a Rua Apanéa (incluída). Desse ponto, em linha reta, passando pelas cumeadas dos morros e pelo final da Rua Imperador (incluída), até encontrar o prolongamento da Rua Dona Carlota Rodrigues. Pela Rua Dona Carlota Rodrigues, Estrada do Ambai e alameda Paulo Afonso, até o ponto inicial.

Também fazem parte da segunda Unidade Regional de Governo – Posse, os seguintes bairros:

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais