Nova Iguaçu Online
Notícias de Nova Iguaçu todo dia
Últimas Notícias Da

Vila de Cava

O bairro Vila de Cava é conhecido por reunir importantes sítios históricos da Baixada Fluminense. Construído em 1875 por Bernardino José de Souza e Mello, o conjunto arquitetônico da fazenda São Bernardino, composto por casa grande, senzala e engenho, representou um dos mais belos exemplos de construção neoclássica na região.

Próximo à fazenda estão também as ruínas da antiga Vila de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu, composta pela torre sineira da igreja de Nossa Senhora da Piedade, pelo cemitério dos senhores de engenho Nossa Senhora da Piedade e pelo porto de Iguaçu.

Morro acima, cortado pelo mato, está localizado o Cemitério dos Escravos da Freguesia da Piedade do Iguaçu. Durante muitos anos, ele serviu para enterrar escravos, indigentes e homens brancos de religião protestante. O cemitério dos antigos feitores foi desativado, mas o dos escravos continua sendo usado para sepultamentos. Os sítios históricos são abertos à visitação.

Delimitações

Começa no encontro da Rua Magnólia com a Avenida Muniz Barreto. O limite segue pela Avenida Muniz Barreto, Rua José de Anchieta, Rua Padre Roma, Avenida Antônio Salema, Avenida Muniz Barreto, Rua Bayron Dore de Almeida, Rua Alberto de Melo, Estrada Municipal, Rua Mota, Rua João Manhães, Avenida Santana, Canal Paiol, Rua Sete, Avenida Central, Rua Nove, Rua Dois, Rua Seis, Estrada Santa Perciliana, Rua das Marrecas, Rua Carlota, Rua Girassol, Rua Açussena e Rua Magnólia, até o ponto inicial.

Também fazem parte da VII Unidade Regional de Governo os seguintes bairros:

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais